A reprodução é uma função característica dos seres vivos, que permite o aparecimento de novos indivíduos, através da divisão celular. Esta função tem a particularidade de ser necessária para a perpetuação da espécie, mas não para a sobrevivência do indivíduo.
Todos os organismos têm a capacidade para se reproduzirem, mas nem tyodos o fazem de igual modo. Existe uma grande diversidade de mecanismos reprodutores, que podem ser classificados em dois grandes grupos:
-reprodução sexuada;
-reprodução assexuada
A reprodução sexuada envolve a união de duas células especializadas - os gâmetas - que são formados, normalmente, atrav´s de um tipo de divisão celular denominada meiose.
A reprodução assexuada ocorre quando um indivíduo se reproduz sem a união de gâmetas e está, geralmente, associada à divisão celular mitótica - mitose.
Através da reprodução assexuada, um único progenitor dá origem a um conjunto de indivíduos que lhe são geneticamente idênticos e se designam Clones. Por esta razão, a reprodução assexuada não contribui para a variabilidade genética das populações, porém, assegura o seu rápido crescimento e a colonização de ambientes favoráveis.
domingo, 9 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário